• HISTÓRIA - 2ª LICENCIATURA - LICENCIATURA
  • CALENDÁRIO
NOME DO CURSO HISTÓRIA - 2ª LICENCIATURA NÍVEL GRADUAÇÃO GRAU LICENCIATURA INICIO DO CURSO CONCEITO DO CURSO ENADE:CONCEITO CEE/AM:AGUARDANDO PERIODICIDADE SEMESTRAL INTEGRALIZAÇÃO 8 PERÍODOS
SELECIONE O MUNICÍPIO
UNIDADE ESCOLA NORMAL SUPERIOR
TURNO MATUTINO MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 71 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 1200 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
  • Periódicos da CAPES
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

APRESENTAÇÃO

SOBRE O CURSO Objetivo Geral

Formar profissional docente para atuar no magistério nos níveis do Ensino Fundamental e Médio objetivando proporcionar a compreensão do processo histórico e o acesso ao saber historicamente sistematizado, com domínio de conteúdos e metodologias específicas da área, bem como proporcionar conhecimentos teóricos e metodológicos que facilitem a produção de conhecimentos através da pesquisa histórica, potencializando seu desempenho docente.

Objetivos Específicos

• Formar profissionais capazes de construir e reconstruir o conhecimento, contribuindo, ao mesmo tempo, para a criação de uma sociedade mais produtiva no âmbito científico-educacional;

• Incentivar o trabalho indissociado entre Ensino, Pesquisa e Extensão com um olhar direcionado para a solução dos problemas sociais e educacionais da região amazônica;

• Capacitar os profissionais formados em História para adquirir uma visão crítica do mundo, dando oportunidade para que atuem como sujeitos transformadores da realidade política, social, educacional e cultural onde estão inseridos.

• Qualificar os professores que atuam na Educação Básica, com a disciplina de História, sem a formação adequada.

ÁREAS DE ATUAÇÃO O Licenciado em História formado na 2ª Licenciatura em História PARFOR/NESCOA/UEA está habilitado a trabalhar como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzam e avaliem programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, pode atuar em espaços de educação não-formal, como organizações ligadas à ciência, educação e cultura; museus, centros de documentação e pesquisa; memoriais; bibliotecas públicas e privadas, especialmente junto a setores de obras raras; arquivos históricos e projetos de preservação da memória e do patrimônio cultural e natural; no turismo cultural; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvam pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultorias.
PERFIL DO PROFISSIONAL Os profissionais egressos da 2ª Licenciatura em História Parfor/NESCOA e da Escola Normal Superior - ENS da Universidade do Estado do Amazonas, devem estar consciente do papel de educar na Amazônia. Assim, é imprescindível que saiba analisar a sociedade em que vive e atua, além de situar-se criticamente no intuito de transformar a realidade. Essa transformação está alicerçada no compromisso de romper com preconceitos engendrados ao longo de toda a história de ocupação e conquista do território amazônico, que através de posturas etnocêntricas tem deslegitimado e ocultado os sujeitos sociais que vivem na/da floresta, tais como: os povos indígenas, os remanescentes de quilombolas, grupos de trabalhadores que migraram para a Amazônia (como nordestinos), caboclo-ribeirinhos que moram nas várzeas dos rios e moradores de cidades do interior.

Evidenciar estes sujeitos, ocultados pela historiografia oficial, implica também em reconhecer e valorizar seus saberes e culturas, compreendendo o conceito de cultura como todo um modo de vida que abarca tanto a dimensão da reprodução material desses indivíduos e grupos, quanto o campo da produção simbólica e de significados para esta materialidade vivida.

Portanto, o profissional de História formado pela 2ª Licenciatura em História PARFOR/NESCOA e Escola Normal Superior - ENS da Universidade do Estado do Amazonas deve tornar o ensino de história significativo para os seus alunos, valorizando espaços não formais de aprendizagem da história,bem como as culturas, memórias e saberes locais. Por isso, nosso objetivo é preparar os discentes não só para saberem lidar com as novas tecnologias, mas também para saberem analisá-las criticamente, questionando as possibilidades e impossibilidades de acesso a elas por parte das populações do Amazonas.

Outro pilar caro aos cursos de licenciatura em História da UEA é a formação de um profissional que produza (e não só reproduza) conhecimentos, ou seja, a valorização do tripé clássico: Ensino, Pesquisa e Extensão– que sustenta a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade para Todos deverá ser o norte para o desenvolvimento de atividades do curso.

SITUAÇÃO LEGAL ATO DE CRIAÇÃO: Lei Delegada Nº 42, de 29 de julho de 2005, publicada no DOE de 29/07/2005. Criado pelo Decreto n°21.963, de 27/06/2001.

ATO DE RECONHECIMENTO: Resolução n°67/2008-CEE de 19/08/2008, publicada no DOE de 12/02/2012.

COORDENAÇÃO
NOME E-MAIL CARGO FONE FAX
JULIO CLAUDIO DA SILVA JULIO30CLPS@GMAIL.COM COORDENADOR