NOME DO CURSO
JOGOS DIGITAIS
NÍVEL
GRADUAÇÃO
GRAU
TECNOLÓGICO
INICIO DO CURSO
03/2004
CONCEITO DO CURSO
ENADE:
CEE/AM:
PERIODICIDADE
SEMESTRAL
INTEGRALIZAÇÃO
8 PERÍODOS
SELECIONE O MUNICÍPIO
UNIDADE
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
TURNO INTEGRAL MODALIDADE PRESENCIAL NÚMERO DE CRÉDITOS 130 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 2380 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
TURNO INTEGRAL MODALIDADE PRESENCIAL NÚMERO DE CRÉDITOS 130 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 2380 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
APRESENTAÇÃO
SOBRE O CURSO
Objetivo Geral
Formar tecnólogos na área de desenvolvimento de jogos digitais, aptos à análise crítica e criativa, direcionados a elaboração de pesquisas e aplicativos para atender às necessidades mercadológicas de criação de jogos e gerenciamento de projetos de comunicação e tecnologia, trabalhando de forma integrada com as demais áreas envolvidas no processo de produção de jogos.
Objetivos Específicos
• Capacitar o discente para o desenvolvimento e uso de atividades criativas e técnicas;
• Produção e geração de novas tecnologias, novos produtos e serviços;
• Criar uma consciência empreendedora no discente;
• Desenvolvimento de startups e oportunidades de negócios;
• Incrementar a quantidade de desenvolvedores na região norte; e
• Desenvolvimento e produção de jogos de alta complexidade.
ÁREAS DE ATUAÇÃO As empresas de games e consequentemente os jogos estão se sofisticando e oferecendo produtos finais mais complexos, com enredo, grandes trilhas sonoras e funções educacionais. A indústria de games necessita de profissionais focados em marketing, na área comercial e administrativa.
A formação de um profissional na área de jogos digitais é multidisciplinar. Existem quatro grandes perfis profissionais principais para a área de jogos digitais:
• Programador de Jogos Digitais;
• Game Designer;
• Artista Gráfico;
• Músico Digital.
O Programador de Jogos Digitais é o profissional que concretiza as ideias descritas no plano de desenvolvimento do jogo, transformando-as em realidade. É responsável pela programação do jogo, ou seja, por codificar toda a mecânica de funcionamento do jogo, bem como também, por unificar e incorporar ao programa do jogo todo o trabalho dos demais profissionais, dando origem aos protótipos do jogo e o jogo propriamente dito (software) como produto final.
O Game Designer, também conhecido como o idealizador do jogo, é considerado a viga mestra para o desenvolvimento do jogo, sendo responsável pela concepção de tudo aquilo que está por trás do jogo. Isto inclui a elaboração do plano de desenvolvimento do jogo, que inclui a descrição detalhada de cada aspecto presente no jogo, incluindo os objetivos, o enredo, os personagens, os cenários e a toda a mecânica de funcionamento do jogo. Também pode ser considerado como um orientador de toda a equipe de desenvolvimento, pois relaciona-se constantemente com os demais profissionais, repassando as ideias, avaliando os resultados e tomando decisões acerca da criação do jogo.
O Artista Gráfico, conhecido também como designer gráfico, é responsável por dar expressão e vida aos personagens e cenários definidos para o jogo. Isto envolve a criação de toda a arte do jogo, desde o desenho dos modelos dos personagens (em papel e depois no computador) aos cenários onde acontecerá o jogo, de acordo com as características definidas no plano de desenvolvimento do jogo.
O Músico Digital é o profissional responsável por trazer ao jogo o clima e a sensação que só bons arranjos ou composições sonoras podem proporcionar. É responsável pela construção e adaptação da trilha sonora do jogo e também de todos os demais efeitos sonoros, incluindo golpes, ruídos e os demais sons existentes no jogo.
PERFIL DO PROFISSIONAL De acordo com o PDI a Universidade do Estado do Amazonas, no planejamento e na execução de seus cursos de Graduação e Pós-Graduação, tem como diretriz fundamental que os egressos desses cursos recebam uma formação que os qualifique para o exercício competente de profissões que se destinam ao atendimento das necessidades e anseios da população a que serve. Além dos perfis e das competências e habilidades, próprias dos cursos que fizerem, o egresso da UEA deverá:
• Estar capacitado para o exercício profissional na área de sua formação superior em todas as suas dimensões históricas, filosófico-científicas, investigativas e produtivas;
• Ser um cidadão crítico, ético, criativo e socialmente comprometido com a sociedade;
• Possuir capacidade de análise e de articulação de conceitos e argumentos, de conceitos e ações ou atividades, aliada a uma postura interpretativa e analítica dos fenômenos, quer sejam físicos, quer sejam sociais, ligados à sua área de atuação;
• Ser capaz de produzir, organizar, controlar e difundir o conhecimento na sua área de atuação;
Dominar o uso da língua portuguesa de forma que lhe permita melhor qualidade na elaboração de projetos, em exposições escritas ou orais e nos trabalhos de divulgação científica.
Contudo, o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais busca oferecer a formação profissional alinhada à definição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Desta forma, espera-se que, ao final do curso, além no descrito no PDI, o egresso deve estar apto a atuar no segmento de entretenimento digital, podendo, entre outras características:
• Desenvolver produtos tais como: jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D entre outros gêneros;
• Lidar com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais;
• Trabalhar no desenvolvimento e na gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo – em rede ou isoladamente – de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com banco de dados;
• Atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.
• Implementação de engines ou jogos computacionais, utilizando linguagens de programação;
• Conceber, especificar, projetar, construir, avaliar e adaptar jogos computacionais;
• Gerenciar equipes de desenvolvimento de jogos;
• Ser um empreendedor nas ações relacionadas ao desenvolvimento de Jogos de Entretenimento;
• Exercer suas atividades profissionais em fábrica de softwares, agências ou escritórios de mídia digital que desenvolvam projetos de jogos eletrônicos; e
• Criar roteiros, projetar interfaces, desenhar personagens, cenários e outros elementos que compõem um jogo, incluindo áudio.
SITUAÇÃO LEGAL ATO DE CRIAÇÃO: Resolução Nº 33/2014 – CONSUNIV/UEA, de 27/06/2014, publicada no DOE de 27/06/2014.
ATO DE RECONHECIMENTO: Tramitando internamente.
COORDENAÇÃO
Formar tecnólogos na área de desenvolvimento de jogos digitais, aptos à análise crítica e criativa, direcionados a elaboração de pesquisas e aplicativos para atender às necessidades mercadológicas de criação de jogos e gerenciamento de projetos de comunicação e tecnologia, trabalhando de forma integrada com as demais áreas envolvidas no processo de produção de jogos.
Objetivos Específicos
• Capacitar o discente para o desenvolvimento e uso de atividades criativas e técnicas;
• Produção e geração de novas tecnologias, novos produtos e serviços;
• Criar uma consciência empreendedora no discente;
• Desenvolvimento de startups e oportunidades de negócios;
• Incrementar a quantidade de desenvolvedores na região norte; e
• Desenvolvimento e produção de jogos de alta complexidade.
ÁREAS DE ATUAÇÃO As empresas de games e consequentemente os jogos estão se sofisticando e oferecendo produtos finais mais complexos, com enredo, grandes trilhas sonoras e funções educacionais. A indústria de games necessita de profissionais focados em marketing, na área comercial e administrativa.
A formação de um profissional na área de jogos digitais é multidisciplinar. Existem quatro grandes perfis profissionais principais para a área de jogos digitais:
• Programador de Jogos Digitais;
• Game Designer;
• Artista Gráfico;
• Músico Digital.
O Programador de Jogos Digitais é o profissional que concretiza as ideias descritas no plano de desenvolvimento do jogo, transformando-as em realidade. É responsável pela programação do jogo, ou seja, por codificar toda a mecânica de funcionamento do jogo, bem como também, por unificar e incorporar ao programa do jogo todo o trabalho dos demais profissionais, dando origem aos protótipos do jogo e o jogo propriamente dito (software) como produto final.
O Game Designer, também conhecido como o idealizador do jogo, é considerado a viga mestra para o desenvolvimento do jogo, sendo responsável pela concepção de tudo aquilo que está por trás do jogo. Isto inclui a elaboração do plano de desenvolvimento do jogo, que inclui a descrição detalhada de cada aspecto presente no jogo, incluindo os objetivos, o enredo, os personagens, os cenários e a toda a mecânica de funcionamento do jogo. Também pode ser considerado como um orientador de toda a equipe de desenvolvimento, pois relaciona-se constantemente com os demais profissionais, repassando as ideias, avaliando os resultados e tomando decisões acerca da criação do jogo.
O Artista Gráfico, conhecido também como designer gráfico, é responsável por dar expressão e vida aos personagens e cenários definidos para o jogo. Isto envolve a criação de toda a arte do jogo, desde o desenho dos modelos dos personagens (em papel e depois no computador) aos cenários onde acontecerá o jogo, de acordo com as características definidas no plano de desenvolvimento do jogo.
O Músico Digital é o profissional responsável por trazer ao jogo o clima e a sensação que só bons arranjos ou composições sonoras podem proporcionar. É responsável pela construção e adaptação da trilha sonora do jogo e também de todos os demais efeitos sonoros, incluindo golpes, ruídos e os demais sons existentes no jogo.
PERFIL DO PROFISSIONAL De acordo com o PDI a Universidade do Estado do Amazonas, no planejamento e na execução de seus cursos de Graduação e Pós-Graduação, tem como diretriz fundamental que os egressos desses cursos recebam uma formação que os qualifique para o exercício competente de profissões que se destinam ao atendimento das necessidades e anseios da população a que serve. Além dos perfis e das competências e habilidades, próprias dos cursos que fizerem, o egresso da UEA deverá:
• Estar capacitado para o exercício profissional na área de sua formação superior em todas as suas dimensões históricas, filosófico-científicas, investigativas e produtivas;
• Ser um cidadão crítico, ético, criativo e socialmente comprometido com a sociedade;
• Possuir capacidade de análise e de articulação de conceitos e argumentos, de conceitos e ações ou atividades, aliada a uma postura interpretativa e analítica dos fenômenos, quer sejam físicos, quer sejam sociais, ligados à sua área de atuação;
• Ser capaz de produzir, organizar, controlar e difundir o conhecimento na sua área de atuação;
Dominar o uso da língua portuguesa de forma que lhe permita melhor qualidade na elaboração de projetos, em exposições escritas ou orais e nos trabalhos de divulgação científica.
Contudo, o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais busca oferecer a formação profissional alinhada à definição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Desta forma, espera-se que, ao final do curso, além no descrito no PDI, o egresso deve estar apto a atuar no segmento de entretenimento digital, podendo, entre outras características:
• Desenvolver produtos tais como: jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D entre outros gêneros;
• Lidar com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais;
• Trabalhar no desenvolvimento e na gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo – em rede ou isoladamente – de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com banco de dados;
• Atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.
• Implementação de engines ou jogos computacionais, utilizando linguagens de programação;
• Conceber, especificar, projetar, construir, avaliar e adaptar jogos computacionais;
• Gerenciar equipes de desenvolvimento de jogos;
• Ser um empreendedor nas ações relacionadas ao desenvolvimento de Jogos de Entretenimento;
• Exercer suas atividades profissionais em fábrica de softwares, agências ou escritórios de mídia digital que desenvolvam projetos de jogos eletrônicos; e
• Criar roteiros, projetar interfaces, desenhar personagens, cenários e outros elementos que compõem um jogo, incluindo áudio.
SITUAÇÃO LEGAL ATO DE CRIAÇÃO: Resolução Nº 33/2014 – CONSUNIV/UEA, de 27/06/2014, publicada no DOE de 27/06/2014.
ATO DE RECONHECIMENTO: Tramitando internamente.
COORDENAÇÃO
NOME | CARGO | FONE | FAX | |
---|---|---|---|---|
CLETO CAVALCANTE DE SOUZA LEAL | CLEAL@UEA.EDU.BR | COORDENADOR |