• CIÊNCIAS MILITARES E SEGURANÇA PÚBLICA - BACHARELADO
  • CALENDÁRIO
NOME DO CURSO CIÊNCIAS MILITARES E SEGURANÇA PÚBLICA NÍVEL GRADUAÇÃO GRAU BACHARELADO INICIO DO CURSO
SELECIONE O MUNICÍPIO
UNIDADE ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS SOCIAIS
MODALIDADE PRESENCIAL NÚMERO DE CRÉDITOS 174 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3270
  • Periódicos da CAPES
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

APRESENTAÇÃO

SOBRE O CURSO Objetivo Geral

Graduar Bacharel em Ciências Militares e Segurança Pública em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as Diretrizes Internas, com capacidade e habilidades para viabilizar a preservação da ordem pública e da segurança do Estado.

Objetivos Específicos

• Formar oficiais comprometidos com o interesse público, capazes de contribuir, com seus conhecimentos, capacidade e experiência, no gerenciamento de sistemas sociais e organizacionais;

• Capacitar oficiais para o planejamento de serviços na área de segurança pública e do cidadão, bem como para as respectivas elaboração e oferta dentro de parâmetros que atendam a requisitos de produtividade, rentabilidade, atratividade, competitividade e satisfação da comunidade;

• Preparar técnicos capazes de utilizar as tecnologias da informação como ferramentas para o seu melhor desempenho;

• Formar oficiais conscientes do seu papel social de compromisso permanente com a sociedade;

• Sensibilizar os oficiais com respeito à busca e desenvolvimento das características inerentes à futura profissão: consciência ética; responsabilidade, estudo constante; altruísmo; respeito dos direitos e interesses de terceiros: indivíduos, grupos ou a sociedade como um todo.

ÁREAS DE ATUAÇÃO O progresso do conhecimento e da humanidade criou a descentralização na área de atuação para o sentido de Polícia. Tem-se hoje polícia administrativa, polícia judiciária, alfandegária, federal, fiscal, etc. São, porém, ramos de um mesmo setor do Estado, cuja missão final é a preservação da ordem e da segurança dos cidadãos.

Segundo orientações da ONU, a Polícia Militar do Estado do Amazonas – PMAM, para atender aos 2.840.889 habitantes amazonenses, deve possuir, aproximadamente, 9.470 policiais militares efetivos exercendo funções em terra, no ar e nos rios, nas estradas, nas florestas, nos campos e nas cidades, visando dar tranqüilidade à população, em um mundo cada vez mais conturbado. Desse total, um percentual engloba o escalão superior, composto de oficiais, cuja qualificação inicial para o exercício do cargo, deverá possuir a formação de oficial que ocorrerá através da conclusão do Curso de Ciências Militares e Segurança Pública, criado pela UEA e que funcionará em parceria com a PMAM – Polícia Militar do Amazonas.

A educação continuada dos Bacharéis em Ciências Militares e Segurança Pública que é também uma meta estabelecida, onde já se pode contar com Curso em Nível de Mestrado em Segurança Pública em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas - UEA e estando previstos cursos em nível de pós-graduação lato sensu, a realização de Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, que permite a ascensão ao posto de capitão e finaliza com o Curso Superior de Polícia – CSP para o exercício do cargo de coronel, sendo estes últimos realizados pelas academias de polícia militar.

SITUAÇÃO LEGAL - ATO DE CRIAÇÃO Resolução Nº 033/2011–CONSUNIV/UEA, de 17/10/2011, publicada no DOE de 26/10/2011.
COORDENAÇÃO
NOME E-MAIL CARGO FONE FAX
MARCIA CRISTINA NERY DA FONSECA ROCHA MEDINA MCMEDINA@UEA.EDU.BR COORDENADORA