• MATEMÁTICA - LICENCIATURA
  • CALENDÁRIO
NOME DO CURSO MATEMÁTICA NÍVEL GRADUAÇÃO GRAU LICENCIATURA INICIO DO CURSO 08/2005 CONCEITO DO CURSO ENADE:3 CEE/AM:4 PERIODICIDADE SEMESTRAL INTEGRALIZAÇÃO 8 PERÍODOS
SELECIONE O MUNICÍPIO
UNIDADE ESCOLA NORMAL SUPERIOR
TURNO MATUTINO MODALIDADE PRESENCIAL NÚMERO DE CRÉDITOS 170 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3170 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
TURNO MATUTINO MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 74 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 1395 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
TURNO VESPERTINO MODALIDADE PRESENCIAL NÚMERO DE CRÉDITOS 170 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3170 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
TURNO NOTURNO MODALIDADE PRESENCIAL NÚMERO DE CRÉDITOS 170 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3170 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
TURNO NOTURNO MODALIDADE MODULAR NÚMERO DE CRÉDITOS 74 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 1395 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? SIM CÓDIGO DO INEP
  • Periódicos da CAPES
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

APRESENTAÇÃO

SOBRE O CURSO O Licenciado em Matemática a ser formado pela UEA deverá: dominar as idéias e os conceitos matemáticos; desenvolver a arte de investigar em Matemática; desenvolver a compreensão quanto aos aspectos históricos e sociológicos ligados à evolução da Matemática; conhecer os processos de construção de conhecimento matemático; fazer a reflexão crítica sobre a prática do educador e ser capaz de buscar, compreender e aplicar novas idéias e novas tecnologias ao Ensino da Matemática; criar, planejar e preparar materiais de apoio para buscar a valorização da pluralidade sociocultural do Amazonas, estabelecendo a conexão entre a Matemática e os temas transversais; conhecer os meios tecnológicos e utilizá-los no ensino da Matemática.
ÁREAS DE ATUAÇÃO O Licenciado em Matemática está apto para trabalhar como professor de instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atuar em espaços de educação não-formal, como feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresas próprias ou prestando serviços de consultoria.
PERFIL DO PROFISSIONAL O Licenciado em Matemática deverá ser dotado das seguintes competências e habilidades gerais:

a) Dominar os conteúdos básicos de Matemática objeto da atividade docente, adequando-os às atividades escolares próprias do Ensino Fundamental e Ensino Médio;

b) Atuar na Educação Básica, (Ensino Fundamental e Ensino médio), com a visão de seu papel de educador;

c) Estabelecer objetivos, identificando e apropriando-se dos meios tecnológicos adequados para uma ação educativa competente no ensino da matemática;

d) Pautar sua atuação por princípios da ética democrática, colocando a Matemática a serviço: da dignidade humana, da justiça, do respeito mútuo, da participação, da responsabilidade, do diálogo e solidariedade, para atuação como profissional e como cidadãos;

e) Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada por seus discentes, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;

f) Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos discentes;

g) Contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais;

h) Compreender a necessidade do continuo aperfeiçoamento profissional, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento.

SITUAÇÃO LEGAL ATO DE CRIAÇÃO: Decreto 21.963, de 27/06/2001, com nomenclatura de Ciências, ratificada para Matemática através da Lei Delegada nº 42, de 29/07/2005, publicada no DOE na mesma data.

ATO DE RECONHECIMENTO: Resolução nº 63/2008-CEE, datada de 19/08/2008, publicada no DOE de 12/02/2009, que reconheceu o Curso funcionando nos três Centros de Estudos Superiores: Parintins, Tabatinga e Tefé. Em Manaus o Curso encontra-se com Reconhecimento Provisório através da Resolução nº 104/2007-CEE, de 18/09/2007, publicada em 03/10/2007.

COORDENAÇÃO
NOME E-MAIL CARGO FONE FAX
ALCIDES DE CASTRO AMORIM NETO ACANETO@UEA.EDU.BR COORDENADOR - ENS (092) 3878-7723
ANTONIO IVAN RUIZ CHAVECO AICHAVES@UEA.EDU.BR COORDENADOR - CSTB
NADIME MUSTAFA MORAES NMORAES@UEA.EDU.BR COORDENADOR - NESTO 99128-8133
PEDRO SILVIO COIMBRA RODRIGUES PSCRODRIGUES@UEA.EDU.BR COORDENADOR - CESP
SEVERINO COELHO DA CRUZ JUNIOR SEJUNIOR@UEA.EDU.BR COORDENADOR - CEST