• QUÍMICA - LICENCIATURA
  • CALENDÁRIO
NOME DO CURSO QUÍMICA NÍVEL GRADUAÇÃO GRAU LICENCIATURA INICIO DO CURSO 03/2002 CONCEITO DO CURSO ENADE:3 CEE/AM:3 PERIODICIDADE SEMESTRAL INTEGRALIZAÇÃO 8 PERÍODOS
SELECIONE O MUNICÍPIO
UNIDADE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
TURNO INTEGRAL MODALIDADE PRESENCIAL NÚMERO DE CRÉDITOS 198 CARGA HORÁRIA MÍNIMA 3790 EM EXTINÇÃO? NÃO PARFOR? NÃO CÓDIGO DO INEP
  • Periódicos da CAPES
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

APRESENTAÇÃO

SOBRE O CURSO O Curso de Química, sob forma de Licenciatura Plena, visa formar o profissional docente para atuar no magistério de Ciências Naturais, nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental, e no de Química, no Ensino Médio, objetivando proporcionar ao educador a aquisição de competências e habilidades especificadas no Parecer CNE/CES 1.303/2001.
ÁREAS DE ATUAÇÃO O Licenciado formado pela UEA terá os seguintes campos de atuação: docência em instituições de ensino que ofereçam cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e material de divulgação científica, em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvam pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresas próprias ou prestando serviços de consultoria.
PERFIL DO PROFISSIONAL Com o perfil de um profissional da área da educação em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Parecer CNE/CES 1.303/2001), com habilidades para planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, detentor das seguintes características:

a) Ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e médio.

b) Ser consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional.

c) Ser generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade.

d) Atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho;

e) Desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

SITUAÇÃO LEGAL ATO DE CRIAÇÃO: Decreto 21.963, de 27/06/2001, com o nome de Ciências Sociais, retificado para Química através da Lei Delegada nº 42, de 25/07/2005, publicada no DOE na mesma data.

ATO DE RECONHECIMENTO: Resolução nº 64/2008-CEE, datada de 19/08/2008, pub. no DOE de 12/02/2009, que reconhece o Curso funcionando nos dois Centros de Estudos Superiores em Parintins e Tefé.

COORDENAÇÃO
NOME E-MAIL CARGO FONE FAX
CELIA MARIA SERRAO ELEUTERIO CSERRAO@UEA.EDU.BR COORDENADORA - CESP
MARCUS LUCIO DE SOUSA MLSOUSA@UEA.EDU.BR COORDENADOR - CEST